sábado, 22 de março de 2014

Indígenas Yanomami participam pela primeira vez de seção eleitoral em RR

Imprimir esta página

22/03/2014              17:13

Do G1 RR

Serviço possibilita que a população exerça a cidadania e inclusão política. Seções compreendem os municípios de Amajarí, Uiramutã e Normandia.  

Urna eletrônica (Foto: Erico Andrade / G1)
Urnas eletrônicas serão instaladas em locais definidos entre TRE e Funai (Foto: Erico Andrade / G1)

A dificuldade de acesso à áreas indígenas de Roraima motivaram tuxauas Yanomami a solicitarem ao Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), a criação de locais de votação nesta região, o que foi atendido. 

Para o presidente em exercício do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, isso é um marco na história da Justiça Eleitoral do estado. "Essa é uma oportunidade ímpar de inclusão do povo indígena em todo processo eleitoral, pois a dificuldade que eles têm para se dirigir à urna é muito grande devido à geografia. 

Alguns andam em torno de dois e até três dias para conseguir votar. Com uma seção eleitoral mais próxima, eles poderão exercer a sua cidadania com mais facilidade", disse. 
O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Roraima, André Vasconcelos afirmou que a iniciativa vem proporcionar mais comodidade aos eleitores indígenas. 

"Com toda certeza, a instalação de novas seções eleitorais nas regiões que compreendem os municípios de Amajarí, Uiramutã e Normandia e, principalmente, na área indígena Yanomami, irá falicitar o acesso dos índios à urna eletrônica", ressaltou.

Seções eleitorais 

Ao todo, existem 1.062 seções distribuídas em oito zonas eleitorais. Com exceção das 1ª e 5ª zonas, localizadas em Boa Vista, todas as outras atendem os eleitores do interior. 

A criação de novas seções irá firmar o compromisso do TRE-RR em disponibilizar todos os serviços da Justiça Eleitoral aos locais mais distantes do eEstado, possibilitando que a população possa exercer de fato a sua cidadania e inclusão política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS