domingo, 11 de maio de 2014

Em aniversário de aldeia, Olarte anuncia coordenadoria indígena

Imprimir esta página

11/05/2014                 16:30

  Kleber Clajus



Prefeito anunciou órgão para atender demandas indígenas durante evento em aldeia no Tarsila do Amaral (Foto: Cleber Gellio)
O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), aproveitou o aniversário de 12 anos da aldeia Água Bonita para anunciar, neste domingo (11), que irá criar a Coordenadoria Municipal dos Assuntos Indígenas. 

A medida pretende ampliar o atendimento as demandas por moradia, saúde, educação e infraestrutura nas comunidades, além de buscar financiamento federal para as obras. “A coordenadoria indígena facilita porque será possível mapear as necessidades mais urgentes”, pontuou Olarte. 

Para compor o órgão, vinculado ao gabinete do prefeito, já existem três nomes, sendo dois de liderança terena e um guarani. 

A nomeação está prevista para a próxima semana. Como principal demanda entre as aldeias urbanas da Capital estão à construção de moradias, seguida da necessidade de melhor atendimento de educação, saúde e infraestrutura. 

 Na Darcy Ribeiro, no Noroeste, são 50 famílias aguardando para trocar barracos improvisados por casas. 

Já na Água Bonita, no Tarsila do Amaral, o número salta para 128 famílias. O cacique Nito Nelson ressalta que, no segundo caso, a construção de moradias vai exigir novo projeto de zoneamento urbano e regularização da área, que hoje pertence ao Governo do Estado. 

De acordo com Olarte, a negociação está avançada, além de prever para quatro meses a conclusão de estudos necessários para o prolongamento da área urbana. “Já tivemos uma conversa com as lideranças indígenas e os deputados estaduais Laerte Tetila (PT) e Carlos Marun (PMDB) para promover a construção das casas, mas precisa mexer no zoneamento e infraestrutura antes”, comentou o progressista, que busca recursos com a bancada federal na quarta-feira (14). 

Quanto à educação e saúde, o presidente do CMDDI (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Indígenas), Eduardo Barbosa, cobrou construção de uma escola indígena e abertura de postos de saúde 24 horas próximos às comunidades. 

A vereadora Thaís Helena representou a Câmara Municipal durante o evento, que também homenageou as mães da Água Bonita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS