quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Primeira casa respaldada do projeto PNHR da Aldeia Indígena Água Bonita começa a receber cobertura

27/12/2018                               10:40




Por; Sanders Barbosa














Com o respaldamento da primeira casa do projeto do PNHR da comunidade Indígena Água Bonita, inicia-se a colocação de cobertura de estrutura metálica que será o modelo padrão para as demais 79 moradias a serem construídas nesta sequência.








A estrutura garante uma maior segurança para a cobertura que receberá as telhas de cerâmica, garantindo um bom destaque, aliando qualidade e beleza nas habitações.







                                                 Parte frontal da casa

Com o empenho tanto de alunos e equipe de professores engenheiros e equipe técnica,  foi possível alcançar a meta estabelecida.








Finalizamos o ano com muita alegria e satisfação, que o próximo ano de 2019 seja repleto de mais conquistas e vitórias para todos os envolvidos neste projeto de habitação rural.

domingo, 11 de novembro de 2018

Qualificação de mão de obra garantem inicio de construções de moradias na Água Bonita

11/11/2018                                 11:27


Por; Sanders Barbosa



O presente curso de qualificação profissional ofertado pela Funsat, tem por objetivo formar e capacitar mão de obra em diversas áreas para a construção de moradias na comunidade Indígena Água Bonita.

Alunos (as) tendo contato com os equipamentos a serem usados nas construções


























Grande parte dos alunos são moradores da localidade, inicialmente todos passam por um cadastro na funsat onde estas informações são lançadas pelo programa do Proinc que posteriormente é gerado um cartão onde podem movimentar uma conta.

Professor ensinando as técnicas e manuseio de equipamentos





Durante o curso todos os alunos recebem um salário mínimo mensal aliada a uma cesta básica.


Preparo do terreno para o nivelamento e posterior montagem de gabarito







O curso é composto por aulas teóricas em sala de aula e canteiro de obras, como forma de fortalecer o aprendizado, onde muitos estarão tendo a oportunidade de construir sua própria casa, tendo ao final um certificado que alavancará suas carreiras profissionais no mercado de trabalho.

Alunos (as) preparando local onde será construído um galpão como parte da logística da obra







Este empreendimento tem o acompanhamento de uma equipe de engenheiros tanto da Funsat e Agehab.

Terreno sendo preparado




Dentro deste contexto da obra tem a participação da CRE - Comissão de representantes do empreendimento composto por moradores da comunidade, sendo os titulares e suplentes que acompanham as compras de materiais e cotações, assinaturas de notas de empenho junto a caixa econômica Federal.


** Agradecimentos ao professor engenheiro - Wildney, por ceder estas fotos, que com certeza já fazem parte da história da nossa comunidade

sábado, 13 de outubro de 2018

Modelo de Memorial exigido para entrada em curso de Pós - Graduação em diversas áreas

13/10/2018                               12:10



Por; Sanders Barbosa





Memorial



O presente memorial tem como objetivo elencar a trajetória, envolvimento e interesse que tenho em referencia ao tema proposto de pós – graduação Antropologia e História dos Povos Indígenas.

Sendo formado em Letras sempre tive uma grande ligação com a questão Indígena em nossa capital e o estado num todo, administrativamente trabalhei em assessoria parlamentar especificamente nas comissões voltadas para as temáticas raciais.

Atualmente estou presidindo o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande – CMDDI, onde estou no terceiro Mandato, trabalho este executado de forma voluntária, sem recebimento de proventos conforme determina a lei de sua criação.

No voluntariado ainda presto trabalho de apoio à comunidade indígena Água Bonita situada em área rural na região norte da capital, comunidade composta por 200 famílias, assim também entre  outras.

São vivencias e experiências que acarreta uma gama de aprendizados que com certeza aumenta a nossa responsabilidade com esta cultura muito rica. 

Que apesar da proximidade dos grandes centros resiste e se fortalece nos ensinamentos principalmente por parte dos anciões em seu convívio familiar.

Sendo o tema voltado para os povos indígenas isso me motiva muito e desperta também um profundo interesse neste curso de pós – graduação, pois o aprendizado é continuo e fortalece-se a cada dia de nossa existência.



Campo Grande – MS,  – 08 de Novembro - 2015.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Após assinatura de contratos da casa própria com a caixa econômica, mais novidades a vista

04/10/2018                              23:54



Por: Sander Barbosa Pereira






Após as assinaturas dos contratos referentes a casa própria junto a CEF - Caixa Econômica Federal, os avanços para o inicio das obras na comunidade Indígena Água Bonita situada em área rural de Campo Grande irão caminhar de forma mais rápida.






Sendo um integrante da Comissão de representantes do empreendedor - CRE Água Bonita estou acompanhando o andamento das cotações de preços dos materiais para as construções de moradias e inicio dos cursos profissionalizantes,  juntamente com a equipe de engenharia e corpo técnico da Agehab.


quinta-feira, 27 de setembro de 2018

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Integrante do Cultura Nativa MS recebe título de Pós Graduação em Antropologia

20/09/2018             16:33


Por; Cultura Nativa MS


Sander Barbosa Pereira recebendo o título de Pós-Graduação


O ativista indígena Sander Barbosa Pereira recebeu o titulo de Pós - Graduação em Antropologia e História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.



Com este título o mesmo se torna especialista nesta área de conhecimento, pois milita a bastante tempo dentro do movimento Indígena, sendo influenciado pelo Pai que sempre lutou pelas causas Indígenas no estado de Mato Grosso do Sul.

Nossos parabéns de toda equipe do Centro Social de Cultura Nativa MS

sábado, 8 de setembro de 2018

Agehab e Funsat lançam ação de trabalho social e qualificação além de programação de obras oriundas do PNHR

04/09/2018               08:00



Por; Sanders Barbosa

Comunidade Indígena Água Bonita participando do lançamento da ação Social




Em evento realizado na sede do Cras Henedina Hugo Rodrigues localizado no bairro Vida Nova I, Funsat e Agehab lançam ação de trabalho Social com vista a qualificação de mão de obra Indígena na Comunidade Indígena Água Bonita com o objetivo de beneficiar os trabalhadores desta localidade para atuarem na construção de moradias.

Maria do Carmo secretária de habitação da Agehab disse que as construções de moradias foram um passo muito importante, tendo em vista que o mais difícil foi o processo de regularização da área que abriga a comunidade e que hoje celebra estes avanços com mais esta conquista que é os cursos que com certeza dará uma enorme valorização do cidadão Indígena.

Lideranças Indígenas da Aldeia Água Bonita e Maria Do Carmo Secretaria de Habitação




Nesta oportunidade o diretor da Funsat Cleiton Franco falou da importância desta ação de qualificar a mão de obra Indígena, não apenas para a construção de suas próprias casas, mas para o mercado de trabalho.

Cleiton Franco diretor da Funsat apresentando a equipe de professores



Apresentou a equipe de docentes que irão ministrar os cursos tanto teórico quanto na prática com as pessoas selecionadas da comunidade.

Silvana coordenadora dos cursos de qualificação da Funsat anunciando os selecionados



Neste evento foi realizado a leitura dos nomes selecionados para o curso de qualificação para a construção de habitação na Água Bonita.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Prefeitura lança serviços de cascalhamentos na comunidade Indígena Água Bonita

14/08/2018                                     14:00


Por; Sanders   Barbosa






A prefeitura de Campo Grande por meio da Sisep lança serviços de cascalhamento na comunidade Indígena Água Bonita com o objetivo de dar uma melhor qualidade nas ruas do bairro e propiciar aos moradores um melhor deslocamento tanto de pedestres quanto de automotivos, especialmente em dias de chuvas.


As rua foram ampliadas com o patrolamento, pois eram muito estreitas o que ocasionava grandes transtornos no local.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

BICICLETA BRASIL

13/08/2018                                  19:50



Por; Sanders Barbosa




Pedalar é um direito





Devemos continuar lutando pelos nossos direitos

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Comissão da CRE da Água Bonita recebe orientações de engenheiros da Agehab sobre o empreendimento

26/07/2018          10:50



Por; Sanders Barbosa






Em reunião realizada na Comunidade Indígena Água Bonita, localizada na região norte de Campo Grande - MS, juntamente com a equipe de técnicos da Agência de Habitação - Agehab, os representantes da CRE receberam orientações sobre a abrangência do projeto de construção de moradias e a forma como serão abordados o acompanhamento das fiscalizações dos membros da Comissão de representantes do empreendimento -CRE.




Além de técnicos estava também presente representante da assistência social que posteriormente fará reuniões de acompanhamentos sobre  o convênio de qualificação de mão de obras para a construção de moradias, além de outros temas de interesse da comunidade Indígena.



Nesta reunião foram apresentados planilhas de informações sobre valores do projetos, termos de responsabilidade da CRE.





Modelo de moradias e suas respectivas metragens com o objetivo de esclarecer duvidas que por ventura vier mais a frente.




planilha geral de custos por etapa a serem construidas



segunda-feira, 9 de julho de 2018

PREFEITURA E GOVERNO ASSINAM CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DE 80 UNIDADES HABITACIONAIS NA ALDEIA ÁGUA BONITA



Campo Grande, 03/07/2018      às 22:35



Foto: Diogo Gonçalves






A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), e o Governo do Estado, por meio da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), assinaram convênio para construção de 80 unidades habitacionais na Aldeia Água Bonita. A assinatura aconteceu nesta terça-feira (3), no gabinete da Governadoria.

Será investido o montante de 670.000 reais, oriundos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), por meio de projeto do Governo do Estado e contrapartida da Prefeitura, que disponibilizará qualificação a 50 indígenas moradores da aldeia, com salário e auxílio alimentação, durante 12 meses, tendo a oportunidade de construírem suas próprias casas, parceria igual a que já acontece na construção das casas da Comunidade do Bom Retiro, além de instrutores, orientadores e aquisição de equipamentos de proteção individual.

Os cursos de qualificação oferecidos serão os de pedreiro, auxiliar de pedreiro, auxiliar de azulejista, auxiliar de carpinteiro, auxiliar de eletricista, pintor e encanador, com instrutores e orientadores do arco ocupacional da construção civil.

O prefeito Marquinhos Trad ressalta a importância dessa parceria que levará moradia digna à aldeia. “Campo Grande é uma das capitais com a maior população indígena do país. Juntamos esforços para que pudéssemos construir com várias mãos algo que pudesse ser exemplo nacional. 

A contrapartida do governo municipal é com a qualificação onde, como já acontece no Bom Retiro, 50 moradores serão qualificados recebendo salário, equipamentos de proteção e auxílio alimentação durante 12 meses, oportunizando a eles uma profissão. O mais importante: com as pessoas de lá. Vamos caminhar olhando tanto para o Estado como para o município, pois o trabalho é sério, correto e transparente”, além de destacar a importância da participação dos deputados e vereadores na viabilização desse projeto.

O governador Reinaldo Azambuja também salientou a importância dessa parceria para levar dignidade aos moradores da área. “Procuramos solução para dar moradia digna aos moradores da Água Bonita e isso só foi possível com essa parceria, não é diferente daquela que estamos construindo lá no Bom Retiro. Terminaram o treinamento, a qualificação, além de erguer a sua própria residência, é uma profissão, estamos dando a oportunidade a homens e mulheres de terem uma profissão. Isso é extremamente dignificante. Nossa meta é chegar a 135 moradias”.

O diretor-presidente da Funsat, Cleiton Franco, destacou a importância dessa parceria para a qualificação da população indígena. “Mais uma parceria que irá tornar realidade o sonho de moradia digna para 135 famílias indígenas da Aldeia Água Bonita. 

Serão 50 moradores selecionados para formação teórica para construção das casas em regime de mutirão. O objetivo principal da Funsat é a qualificação visando à inserção no mercado de trabalho desses futuros alunos, uma vez que serão capacitados para trabalharem na construção civil”, disse.

Sander Barbosa representando a comunidade Indígena Água Bonita
O senhor Sander Barbosa, titular da comissão e representante dos moradores das casas que serão construídas, destacou o esforço para essa conquista da comunidade indígena. “Para nós é um momento muito gratificante, pois essa capacitação trará mão de obra qualificada da população indígena, para nós isso é uma conquista. Gostaria de agradecer essa oportunidade da Prefeitura. Nós teremos um futuro garantido, graças à doação da área pelo Governo do Estado, à Assembleia Legislativa, que atendeu a comunidade indígena. A união faz a força e por isso estamos aqui comemorando essa conquista. É uma felicidade muito grande poder sonhar hoje com a sua casa própria. Muito obrigado a todos os envolvidos”.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio também os secretários estaduais Carlos Alberto de Assis (Administração e Desburocratização), Helianey Paulo da Silva (Infraestrutura), Athayde Nery (Cultura e Cidadania), Silvana Terena (Políticas Públicas para População Indígena), Antonio Lacerda (secretário municipal de Governo e Relações Institucionais), Eneas Netto (diretor-presidente da Agência municipal de Habitação), Cleiton Franco (diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho), José Mário Antunes (secretário municipal de Assistência Social), os deputados estaduais Rinaldo Modesto, João Grandão, Zé Teixeira, Maurício Picarelli; os vereadores André Salineiro, delegado Wellington, João César Matogrosso, Lucas de Lima, Carlão e Willian Maksoud.

Fonte: Prefeitura  de Campo Grande

* Exceto foto de Sander Barbosa

Colocação de cavaletes agiliza inicio de obras na Água Bonita



02/07/2018                          16:16



Por; Sanders Barbosa




Líder Indígena´Alexandre, juntamente com equipe da CRE, acompanhando os trabalhos
 Com a colocação de cavaletes na comunidade Indígena Água Bonita o inicio das obras de construção de moradias fica cada vez mais próxima de se tornar realidade.






Os trabalhos estão cada vez mais próximo de terminar, tendo em vista que grande parte dos moradores já fizaram o cadastro junto á empresa Águas Guariroba.



Os trabalhos serão finalizados quando forem colocados os cavaletes na parte que compreende a horta comunitária local próximo a área de preservação.


Para o líder Indígena Alexandre Arévalos isso é extremamente gratificante e demonstra os avanços dentro da comunidade e abre as portas para futuras conquistas por parte da comunidade

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS