domingo, 19 de abril de 2020

Reflexões sobre as lutas Indígenas

19/04/2020                 12:30




Por, Sanders Barbosa

Artigo


Os povos indígenas estão cada vez mais presentes em todos os aspectos da vida nacional, tanto na cultura, agenda de governo, mídia, nos seus diversos segmentos, pesquisa e vida universitária, esportes, politica parlamentar e partidária.

Muitos atores indígenas participam de eventos políticos nos municípios onde vivem assim também em quase todos os estados da federação e em Brasília. No cenário internacional a questão indígena também e pauta importante, principalmente quando se trata de direitos humanos (ONU, OEA, OIT), meio ambiente e suas biodiversidades, fóruns culturais e politicas internacionais. 

As questões Indígenas neste cenário atual ainda não tiveram um forte avanço nos campos políticos, econômico e social, embora isso não seja empecilho para continuarmos nossa luta por um Brasil e um estado que, queremos e sonhamos mais justo e igualitário.

Percebemos ainda que nesta conjuntura que as politicas públicas no trato as questões indígenas ainda são insuficientes, ainda que várias parcerias estejam juntas conosco nestas caminhadas. 

Mas nada disso nos impede de discutir e reivindicar melhorias em: Educação, Saúde, geração de rendas, auto sustentabilidade, tecnologias digitais, participações politicas dentro e fora das instancias, entre outras temáticas que atinjam e impactam diretamente os povos indígenas, especialmente em tempos de coronavírus – covid-19.

Reconhecemos que as conquistas obtidas pelos povos indígenas, sobre tudo deve se  as lutas dos movimentos indígenas organizados ao longo dos tempos, e isso só foram possíveis pela necessidade de uma articulação  em torno de interesses comuns entre povos indígenas.

Ainda que os avanços foram significantes, o estado de Mato Grosso do Sul detém índices alarmantes de mortes diversas como assassinatos de lideranças, Suicídios, desnutrição, doenças sociais e conflitos por terras.

A realidade por falta de terra para sobreviver dignamente e cultuar suas tradições milenares esta aumentando significativamente o êxodo rural destes povos para os pequenos e grandes centros urbanos onde se chocam e encontram grandes privações sociais e econômicas.

É através destas experiências de participação direta na sociedade nacional que lideranças, comunidades e organizações indígenas têm buscado alcançar a visibilidade e o respeito necessário para intervir na realidade social e imprimir sua efetiva contribuição na história feita entre os diferentes.

Parabéns povos Indígenas


O autor  é coordenador do Setorial Indígena do PDT/CG e morador da Aldeia em contexto rural Água Bonita em Campo Grande = MS

quarta-feira, 1 de abril de 2020

ÍNDIO CIDADÃO

31/03/2020      00:00



Por; Sanders Barbosa



As conquistas dos povos Indígenas na constituição de 88 aos processos de demarcação de terras e assassinatos de lideranças na atualidade







,

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS