sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Água de índios Guarani é ‘envenenada’ em disputa por terra

 Imprimir esta página

14/12/2012        22:20


                                    Índios Guarani da comunidade Ypo'i © Survival 

Uma comunidade de índios Guarani Kaiowá afirma que a sua principal fonte de água foi envenenada por uma das mais polêmicas fazendas do Mato Grosso do Sul. 

 Os Guarani da comunidade de Ypo’i usaram um telefone celular para filmar a contaminação, que se espalhou rápido e cobriu o córrego por dois dias.



Eles disseram: ‘As crianças estavam tomando banho quando viram a espuma branca…Nós seguimos a trilha do riacho até a fazenda, onde vimos dois tambores grandes’. 

 A fazenda em questão pertence ao fazendeiro Firmino Escobar, que já esteve no centro de uma amarga disputa de terra com a comunidade Guarani. 

 Há mais de dois anos ele bloqueou todas as entradas do território reocupado, impedindo os índios de terem acesso a água, comida ou atendimento médico. Após esta crise, uma decisão judicial permitiu que os Guarani permanecessem na pequena área de sua terra ancestral até que as autoridades demarcassem o seu território. 

Este processo ainda não foi finalizado. Os Guarani afirmam que este incidente os deixou ‘chocados e indignados’. Eles acreditam que foi uma ação premeditada, declarando que ‘isso não foi um acidente’. A comunidade descreve o córrego como ‘nossa principal fonte de água pra beber, tomar banho, fazer comida, lavar roupa.

 E agora a gente não pode usar… Estamos muito assustados’.



                       Córregos fornecem água para os Guarani beberem, lavarem suas roupas e cozinharem. © Survival 

Ainda não se sabe qual substância estava na água. A polícia local visitou a área e os Guarani aguardam o resultado da investigação. O diretor da Survival International, Stephen Corry, afirmou hoje: ‘Por muito tempo os Guarani têm suportado a violência de uma campanha de terror contínua e mal-intencionada para mantê-los fora da terra que lhes pertence por direito.

 Os responsáveis por este mais recente ato cruel e perverso devem ser levados à justiça. 

O governo federal deve pressionar a polícia local a realizar uma investigação detalhada e imparcial.


FONTE: SURVIVAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS