segunda-feira, 25 de junho de 2018

Manutenção da cultura Indígena em contexto Urbano

25/06/2018                      08:00


Por; Sander Barbosa Pereira



Preparando o arco para receber a pintura e o adorno




Realmente as condições para se manter a cultura próxima aos grandes centros não é uma missão nada fácil para a população Indígena aqui em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.



As dificuldades são extremas, tais como: falta de matéria prima para a produção tanto de cerâmica que origina da argila que é dificil de encontrar e o transporte dificulta.

Preparo da argila para dar forma a cerâmica


Na questão do artesanato e produção de arcos e flechas é também extremamente dificil, pois as madeiras de leis jã não podem ser cortadas devido a legislação vigente que impede, ausência de Cipós para confecção de linhas naturais para o acabamento dos adornos.

Arcos esperando o acabamento


A tendencia é adaptar linhas coloridas encontradas em lojas especializadas neste ramo. Para o Líder Guarani Alexandre Arévalos da comunidade Indígena Água Bonita é um desafio que não pode ser empecilho para desanimar e deixar a cultura morrer.



E sua esposa Eliset Terena diz que a produção de cerâmica fica bastante prejudicada com a escassez da argila que é a matéria prima essencial para a realização do trabalho, por  vezes ficamos meses ou anos procurando este material. Mas estamos muito feliz por manter nossa cultura finaliza em sua fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS