sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O OLHAR INDÍGENA SOBRE CAMPO GRANDE - MS


27/09/2013           21:40

Por; SANDER BARBOSA PEREIRA


DOCUMENTÁRIO

DE SIDNEY MORAIS DE ALBUQUERQUE TERENA






O documentário aborda a temática indígena em contexto urbano do ponto de vista do cidadão índio, desde a sua chegada a capital de Mato grosso do Sul - Campo Grande, até o presente aniversário de comemoração de 114 anos, completados na data de 26 de agosto de 2013.

Tendo como foco principal dos entrevistados a busca por melhores condições de vida,  o que torna este ponto primordial para o deslocamento na busca de um futuro melhor para os filhos e também as gerações vindouras.

A educação é uma das grandes preocupações, pois a vida na cidade exige essas formações, devido a grande concorrência no mercado de trabalho.

A manutenção da cultura é também motivo de muita luta, pois o choque cultural é fortíssimo e a necessidade de cultuar os rituais, danças e o idioma são desafios que os jovens devem se preparar desde muito cedo.

Os indígenas em contexto urbano reconhecem as dificuldades enfrentadas no seu cotidiano, mas, sentem-se acolhidos por esta bela capital morena que é Campo Grande, formada por diversas raças e segmentos que contribuem para o desenvolvimento tanto econômico quanto cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS