sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Fundador do Cultura Nativa MS recebe prêmio de Direitos Humanos

18/12/2017        19:00



Por; Sanders Barbosa





Pelos trabalhos e engajamentos em causas sociais pelo estado de Mato Grosso do Sul o fundador da ONG Centro Social de Cultura Nativa MS, Eduardo Barbosa pereira recebeu por méritos o prêmio de direitos humanos oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos do município de Campo Grande entregue pelo prefeito da capital Marcos Trad e secretário Ademar Vieira. 

Eduardo Barbosa em visita na Comunidade Indígena da Vila Bordon


Aqui um pouco do histórico das lutas e ações:

EDUARDO BARBOSA PEREIRA

Etnia Kaiowá, nascido em 1941 na localidade do posto indígena  Francisco Horta em Dourados, vindo para Campo Grande ainda estado de Mato Grosso é integrado ao Sistema de Proteção ao índio – S.P.I  na condição de Motorista onde iniciava sua luta em prol dos indígenas em situação de enfermidades. 

Dentre suas lutas estão contribuições na organização do movimento indígena no estado.
Em parcerias com lideranças indígenas e movimentos sociais propuseram ao governo do estado a criação do CEDIN – Conselho estadual dos direitos do índio e sendo em seguida o seu primeiro presidente eleito, onde esteve a frente deste por 08 anos.



Participou ativamente na elaboração junto aos parlamentares no congresso nacional em virtude da constituição de 1988, da inclusão dos artigos que atualmente garantem os direitos indígenas na constituição federal, a nossa carta magna.

Lutou por cursos profissionalizantes para os indígenas através do FAT, divulgação da cultura indígena e junto ao tribunal regional do trabalho alavancaram fiscalizações nas destilarias  sobre a mão de obra indígena, assim como os contratos em carteira de trabalho proporcionado aos índios,  garantias  e os benefícios assegurados por lei, fiscalização no sentido de mostrar a realidade das crianças em processo de desnutrição infantil nas aldeias do estado de Mato Grosso do Sul.



Para fortalecer ainda mais o movimento indígena fundou a ONG indígena Centro Social de Cultura Nativa – MS, na década de 90

Atualmente é membro do Conselho Municipal dos direitos do índio de Campo grande, onde foi presidente por 02 mandatos. 

Tem feito trabalhos e ações nas aldeias em contexto urbano de Campo grande,  juntamente com as lideranças e moradores.

Servidor publico federal aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS