sexta-feira, 25 de maio de 2018

Em reunião com Águas de guariroba, comissão da Cre, lideranças Indígenas da água Bonita, parlamentar estadual e Agehab fecham acordo de tarifa social

22/05/2018                 14:00



Por; Cultura Nativa MS



Em reunião articulada com a Agehab e Águas Guariroba juntamente com a comissão da Cre e lideranças Indígenas da Água bonita além do deputado estadual João Grandão,tendo como ponto de pauta a discussão sobre a taxa social de água que desde do ano passado 2017, estava sendo amadurecida com pequenas dúvidas quanto ao modo da cobrança.

Estas dúvidas surgiram  após divergências quanto aos metros cúbicos por residência e também pela peculiaridade dos agricultores da comunidade que se situa em contexto rural.

Após algumas reuniões com a  CRE- Comissão de Representantes do Empreendimento da Água Bonita,agehab e assessoria do Deputado estadual João Grandão, juntamente com senhora Tereza da Agehab, assim definiram por tirar o indicativo desta reunião do dia 22 de Maio/ 2018 ás 14:00 na sede da Agehab.

Com o intuito de fazer uma discussão sobre as tarifas das residências e agricultores e sanar outras dúvidas levantadas pelas lideranças da comunidade  e fechar o acordo com a empresa Águas de Guariroba.

























Maria do Carmo diretora da Agehab explanou sobre o andamento das construções e relatou aos presentes de que dos 130 cadastros encaminhados para a CEF - Caixa Econômica Federal apenas 80 foram aprovados, os demais que ficaram de fora, tiveram irregularidades diversas.

Alertou aos presentes de que a questão da implantação da rede de água é extremamente fundamental para o inicio das obras na comunidade Indígena Água Bonita e sendo assim uma exigência do projeto para a Caixa Econômica Federal liberar os recursos para as moradias.


Equipe da Agehab



O Deputado Estadual João Grandão presente nesta discussão enalteceu a luta da comunidade por conquistar a regularização em definitivo da área hoje ocupada, assim como a Agehab que teve papel fundamental nesse processo de doação Junto ao governo do estado e que sua Diretora Maria do Carmo contribuiu de forma decisiva nesta conquista. 

Deputado Estadual João Grandão e Maria do Carmo - Agehab em momento de asinatura
Disse que fará interlocução para implantar uma extensão da escola municipal João Cândido na área destinada para este fim, juntamente com as secretarias tanto do governo estadual quanto do município de Campo Grande.

Nito Nelson Liderança Indígena assinando o acordo





















Nito Nelson liderança da comunidade Indígena em seu pronunciamento fez diversos questionamentos dentre os quais um deles foi referente ao mês de agosto que é o período da seca e que os gastos são maiores pediu para incluir este mês como uma referência na planilha de gastos dos agricultores o qual todos foram sanados as dúvidas e disse que concorda com a proposta da empresa Águas de Guariroba na questão da implantação da rede de água.

Sander Barbosa - Membro da comissão de fiscalização da CRE
O representante da Águas de Guariroba William disse que essa é uma proposta muito boa para a comunidade que ficou definida em 18,00 ( dezoito reais) por 20.000 litros cúbicos por famlia  e que as instalações não terão nenhum custo para os moradores, sobre questão de vazamentos disse que uma equipe fará o monitoramento para evitar desperdícios e consequentemente um aumento nos custos das tarifas de água.


Patricia e Genivaldo membros da comissão de fiscalização da CRE




























Após todas as dúvidas serem totalmente pacificadas, as autoridades presentes, comissão de fiscalização da CRE Água Bonita e lideranças Indígenas assinaram o documento com as propostas da Águas de Guariroba que alavancará o inicio das obras da rede de água e também o inicio das construções de moradias o mais breve possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS