segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

TERRA DOS ÍNDIOS

04/02/2013      15:13


Um filme do Cineasta Zelito Viana


Por, Sander Barbosa Pereira 

Depoimentos rarissímos do grande lider indigena guarani, Marçal de souza tupã.   Onde ele próprio relata as sua preocupações futuras tendo em vista o advento do nascimento de novas lideranças que continuarão esta luta insana em busca dos territórios de ocupação tradicional aqui no Mato grosso do Sul.
Marçal neste filme relata ainda seu sofrimento, fala do seu espancamento na aldeia de Dourados onde fora expulso e tendo sua moradia  e local de trabalho destruidos. 

Dentro deste grandioso filme temos ainda depoimentos de Angelo Kretã kaingang em sua luta pela retomada de seus territórios no Rio Grande do Sul e também de Mario Juruna da etnia Xavante que anos depois se tornaria deputado federal pelo estado do Rio de janeiro.

 Este filme continua atual, pois com o passar dos tempos a luta parece cada vez mais desigual e as lideranças continuam em suas buscas frenéticas e insanas pelos seus direitos nos tempos atuais.

 Este filme resgata de forma verdadeira a memória daqueles que tombaram e derramaram seu sangue na terra que sempre lhes perteceram e que tornou-se motivos de genocidios e exterminios de grandes populações indigenas por esse Brasil afora.

 Como bem disse  Zelito Viana, " apesar de séculos de violência e opressão os índios continuam firme em seus propósitos de levar adiante suas heranças ancestrais as futuras gerações que continuarão sendo índigenas eternamente ".


Confira o video abaixo e faça suas reflexões!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário