segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Índios isolados atacam comunidade na Amazônia peruana em busca de comida


22/12/2014                   11:56

  

Yahoo

Duzentos índios da etnia Mashco Piro, que vivem isolados da civilização, invadiram com violência uma comunidade nativa na fronteira entre o Peru e o Brasil em busca de comida, informou neste domingo o ministério peruano da Cultura, destacando que não houve feridos na ação. 


 "No sábado, 20 de dezembro, um grupo de aproximadamente 200 indígenas não contactados Mashco Piro chegaram à comunidade Monte Salvado, exigindo comida das pessoas, após terem causado sérios danos à infraestrutura do povoado", acrescentaram as autoridades peruanas em um comunicado. 

O ataque não deixou feridos, segundo o ministério da Cultura, que avalia uma possível evacuação dos moradores afetados, em coordenação com os ministérios do Interior e da Defesa. A população nativa de Monte Salvado, composta por 39 pessoas, segundo o ministério da Cultura, refugiou-se em um local da comunidade por medo de ataques. 

"Os Mashco Piro deixaram a região, mas seu retorno nos próximos dias é iminente", alertou o ministério peruano. O incidente aconteceu no distrito amazônico de Las Piedras, na reserva natural da província de Tambopata, na região peruana de Madre de Dios (sudeste). As autoridades revelaram que se trata da segunda incursão dos Mashco Piro a Monte Salvado nesta semana. 

Na primeira, os indígenas danificaram algumas casas, sacrificaram animais domésticos e de criação e levaram utensílios, como cordas, machados e panelas. Durante o ataque, os indígenas destruíram roupas, mantas e mosquiteiros usados pelos moradores, elementos associados à cultura ocidental. 

A etnia Mashco Piro faz parte dos passeios turísticos na Amazônia Peruana, que incluem visitas a comunidades isoladas. Em agosto passado, a Federação Nativa do Rio Madre de Dios pediu ao governo que os proteja dos passeios turísticos porque existe o risco de contraírem doenças ao entrar em contato com os turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS