quarta-feira, 22 de junho de 2011

DELCIDIO APRESENTA PROPOSTAS PARA ACABAR COM CONFLITOS INDIGENAS







O  senador Delcídio do Amaral (PT/MS) se reuniu esta semana com o presidente da Famasul, Eduardo Riedel e o professor da universidade federal do  Rio Grande do Sul, Denis Rosenfield.
Em pauta, propostas destinadas a solucionar definitivamente as disputas por terras envolvendo indígenas e produtores rurais em Mato Grosso do Sul.

“ Debatemos sugestões importantes e um delas é adotar em Mato Grosso do Sul  a mesma solução encontrada para resolvera questão em Tocantins, onde um decreto assinado pelo ex presidente Lula em  07 de Setembro do ano passado, considerou de interesse social duas áreas no município de lagoa de Confusão,  para  assentar o grupo indígena krahô-Kanelas”.

As  fazendas Retiro do cocal e lagoa do jacaré foram desapropriadas e os antigos proprietários indenizados com recursos da Funai e os índios passaram a contar como novos locais para assentamentos, revelou o senador, que na  próxima quarta-feira (22), tem audiência marcada com o ministro da justiça, José Eduardo Cardoso, para discutir o assunto.

“ Vou levar ao ministro um conjunto de medidas que podem servir de referencias na hora de se tomar a decisão sobre o que fazer em Mato Grosso do Sul.  Eu não tenho duvida que toda a bancada que representa o estado no Congresso Nacional vai estar alinhada para viabilizar os recursos necessários não só para às desapropriações, mas também para garantir educação e saúde as etnias indígenas do nosso estado, cuja população é a segunda maior do Brasil”
destacou.

FONTE: bocadopovonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS