quarta-feira, 25 de abril de 2012

EDUARDO BARBOSA KAIOWÁ É HOMENAGEADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS

Imprimir esta página

25/04/2012        01:13

por, Sander Barbosa Pereira

Neste mês em que se celebra o dia do Indío e com o objetivo de homenagear pessoas que lutam por um ideal de defesa da causa indígena de forma voluntária, dispondo de um  tempo para fortalecer o movimento, o senhor Eduardo Barbosa Kaiowá em mais de30 anos se dedicou a militar pelos caminhos tortuosos da questão indígena por Mato Grosso do Sul. 

Esteve em Brasilia onde lutou e debateu juntamente com diversas lideranças do Brasil às garantias dos artigos 231 e 232 na Constituição de1988.


Participou ativamente na construção e organização do movimento indígena em Mato Grosso do Sul, foi um dos fundadores do Conselho Estadual dos Direitos do Índio onde presidiu por 10 anos.

 Participou também   da criação do Conselho Municipal dos Direitos e defesa dos povos Indígenas de Campo Grande, Fundou a Ong  Indígena Centro Social de Cultura Nativa de Mato Grosso do Sul que tem o objetivo de manter à cultura indígena, religiosidade entre outros temas ligados à causa.

Atualmente coordena o Setorial Indígena do Partido dos Trabalhadores com o firme propósito de abrir espaços para o cidadão índio na busca de representatividade nos parlamentos Municipal, Estadual e Federal.

Busca também melhorias juntamente com as Bancadas municipal, estadual e federal do PT/MS, no sentido de suprir às necessidades das populações indígenas no que tange em: Habitação, Saude, Geração de rendas, mercado de trabalho e Educação escolar indígena.

Na vida profissional, foi funcionário do SPI - sistema de proteção ao índio criado por Marechal Rondon e posteriormente transformado em Fundação Nacional do Índio - FUNAI, hoje está aposentado pelo Ministério da Defesa, onde cumpriu sua missão durante 28 anos no Hospital Militar de Campo Grande - HGCG.

Uma homenagem justa a quem sempre se prontificou  a ajudar seu povo sem nada pedir em troca, para ele o mais importante é receber as palavras de carinho das lideranças indígenas como eles sempre dizem " Estamos com você sempre ".

Agradecimentos ao nobre vereador Alex do PT pela proposição de homenagem e ao presidente da câmara de Campo Grande Paulo Siufi (foto) pela entrega da homenagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS