quinta-feira, 26 de abril de 2012

Iniciou hoje a III semana do índio promovido pela OAB

Imprimir esta página

26/04/2012    23:13


por, Sander Barbosa Pereira

A III semana do índio promovida pela OAB/MS teve na sua abertura a participação de representantes do poder Judiciário, lideranças indígenas, representantes das ONGs, Centro Social de Cultura Nativa - MS e Azul, as palestras do procurador da republica do MPF, Marco Antônio Delfino e de Marcos terena fundador da UNI, abordaram temas como a migração dos índios e a definição da ONU e a gama de direitos garantidos aos índios urbanos, além do tema da Rio+20 e povos indígenas    que irá acontecer este ano.




O procurador Marco Delfino destacou em sua palestra que a questão do índio urbano começa desde a sua migração para os pequenos e grandes centros, seja por processo de expulsão de suas terras ou pela busca de melhorias. enfatizou também o grande preconceito que o índio sofre na sua busca por direitos que pela lei são garantidos, o fato dele sair da aldeia jamais deixará de ser um indígena, cita por exemplos, outras raças que imigraram para o Brasil como o Italiano, Alemão e Japonês que jamais vão deixar de ser o que são. Não existe  a obrigação deles manterem contato com suas pátrias natal para dizerem que pertencem à aquele grupo e assim por diante e isso se aplica a questão indígena do nosso estado e do Brasil.




Marcos Terena falou de como começou esta questão da participação dos povos indígenas nestes megaeventos de porte internacional, falou do primeiro evento que foi a Eco-92 onde se discutiu a questão do meio ambiente mais profundamente como também a preocupação com a diminuição da emissão de gás poluentes atmosfera e a criação de Ocas na cidade do Rio de Janeiro e que  foram denominadas de Kári - oca.

Falou ainda da polêmica sobre os povos indígenas que estão vendendo crédito de carbonos para empresas estrangeiras e citou o povo munduruku como um dos que fecharam contrato com uma multinacional estrangeira.






A programação segue até o dia 28 de Abril, local: Museu de cultura indígena Dom Bosco no parque das nações indígenas nos altos da afonso pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS