sábado, 14 de abril de 2012

Cerca de 200 índios realizam manifestação em frente a Funai

Imprimir esta página

14/04/2012       22:18
 Diana Gaúna

Cerca de 200 índios ligados ao Coletivo dos Trabalhadores Indígenas da CUT-MS (Central Única dos Trabalhadores), fizeram uma manifestação pacífica em frente a Funai (Fundação Nacional do Índio) hoje pela manhã. 

A intenção é cobrar mais atenção às comunidades e fiscalização do cumprimento dos direitos dos trabalhadores indígenas. Cinco ônibus com representantes das aldeias de Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Dourados, Aquidauana e aldeias urbanas da região de Campo Grande, estiveram no protesto.

 Um dos índios que coordenaram o movimento, Evanildo da Silva, 47, ferroviário, disse que a classe indígena precisa de uma política que possa melhor atender a todos. “Estamos abandonados pela Funai. Queremos um atendimento melhor e o repasse dos subsídios que o Governo nos autoriza, mas que não chegam. 

Além de melhoria das questões trabalhistas”, destacou. O indígena José Carlos Pacheco, 42, geógrafo, declarou que é urgente uma maior fiscalização por parte da Funai. “Precisamos de uma fiscalização intensa e acima de tudo, permanente. Queremos melhores condições de trabalho em todos os setores em que atuamos, porque hoje fazemos o mesmo trabalho que os brancos, com mesmo nível de escolaridade, mas ainda ganhamos menos”, salientou.

 Segundo Pacheco, no Estado, os indígenas representam cerca de 2% dos trabalhadores, com carteira assinada, “algo em torno de 5 ou 6 mil pessoas”. Ele informou ainda que o próximo passo será encaminhar um documento a Fundação, com as solicitações da comunidades e marcar uma reunião para expor os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS