terça-feira, 16 de julho de 2013

Fazendeiro faz acordo com indígenas e retira parte do gado da fazenda Esperança

Imprimir esta página

16/07/2013       11:50

 Francisco Júnior

Parte do gado da fazenda Esperança, em Aquidauana, ocupada por indígenas da etnia terena, começará a ser retirado na manhã desta terça-feira (16). 

Por intermédio do MPF (Ministério Público Federal) o proprietário Nilton Carvalho fez um acordo com os índios. Na propriedade são cerca de 2 mil cabeças de gado. 

A retirada levará parte desses animais levará pelo menos 15 dias, de acordo com o advogado do dono fazenda, Sergio Muritiba. Segundo ele, as negociações começaram na última sexta-feira. “Ele (Nilton) está retirando o gado porque precisa sobreviver”, afirma o advogado. 

No início do mês o presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), desembargador federal Newton De Lucca, suspendeu a reintegração de posse da fazenda com objetivo de evitar um novo conflito entre a Polícia e os indígenas, como ocorre na fazenda Buriti, em Sidrolândia. 

O proprietário da fazenda cogitou entrar com mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para que a reintegração de posse fosse cumprida, porém de acordo com Muritiba, novas ações serão providenciadas após mais uma reunião do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em Campo Grande marcada para o dia 5 de agosto.

Os indígenas ocupam a fazenda há 45 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS