quarta-feira, 30 de julho de 2014

Com quase um milhão de índios, País ainda surpreende com descoberta de novas tribos

Imprimir

30/7/2014         20:43 

Do R7

Para alguns, todos estariam extintos; para outros é chocante viver sem contato com o homem 

O Brasil conta com uma população de cerca de 818 mil índios, segundo dados de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ainda assim, ocasionalmente são surpreendentes as notícias de descoberta de novas tribos pelo País, como a divulgada pela Funai (Fundação Nacional do Índio) nesta terça-feira. 

Segundo Dorothea Passetti, professora de antropologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), o desconhecimento sobre as tribos ajuda a causar o impacto quando são descobertos novos índios. — Por um lado, algumas pessoas acham que já foram todos extintos [os índios], que não existem mais, e acham ótimo. 

Outros acham "como assim? Ainda tem gente que conseguiu viver tanto tempo sem ter contato?", o que, de fato, é uma coisa estranha. Questionada se a falta de contato é estranha pelo tamanho do Brasil, e ter muito lugar a ser descoberto, ou se temos a noção de controlarmos todos os territórios, a pesquisadora concordou com ambas as teses. 

De fato, tem lugares onde as pessoas conseguem viver sem ninguém saber a não ser aquele grupo que esteja ali. O contato com outros povos também é ambíguo, segundo Dorothea. 

Para a antropóloga, a descoberta alterará a rotina das tribos. Com certeza, eles vão ter mudanças. Por um lado, o apoio dos serviços de proteção ao índio. 

De outro lado, uma exploração de algum jeito, seja turismo internacional chique, que vai ver um grupo indígena que nunca teve contato... Dorothea ainda completa dizendo que pode-se surgir casos até mesmo de pessoas querendo requerer a terra dos índios para si. 

Até alguém que aparece achando que é o dono da terra onde estão os índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS