sábado, 17 de março de 2012

Encontro do Setorial Indígena do PT Regional de Mato grosso do Sul reúne lideranças indígenas e políticas

Imprimir esta página

17/03/2012     22:54

por; Cultura Nativa - MS

Em evento ocorrido na aldeia Água Bonita em Campo Grande realizou -se o encontro do setorial indígena instância que trata das políticas voltadas para os povos indígenas de Mato Grosso do Sul. 



Com a participações do deputado estadual do PT/MS Laerte Tetila e do Superintendente da Fundação Nacional de saúde - Funasa Pedro Teruel e do presidente do diretório regional Marcus Garcia e tendo como foco principal a questão indígena o encontro mostra a força da militância na luta em prol dos direitos dos povos indígenas, além do entrosamento com as políticas do município, estado e governo federal. 

O Setorial indígena tem como meta para os próximos quatro anos a luta pela melhoria na educação escolar indígena bem como a implantação do ensino bilingue na capital do estado, melhorias nas políticas de saúde, bem como outras questões sociais. 

O cacique da aldeia Àgua bonita Nito Nelson ressaltou os problemas que a população indígena enfrentam no dia a dia em questões básicas como o atendimento na área de saúde, outro ponto que ele alertou aos presentes foi a regularização fundiária da aldeia que este ano completa 11 anos sem nenhuma solução por parte do poder público.

 O coordenador do setorial indígena Sander Barbosa falou aos presentes ao encontro a importância desta força dentro do partido dos trabalhadores e disse ainda que o único partido que realmente apoia os povos indígenas é o PT, pois é um partido que está na vanguarda dos movimentos sociais e das politicas sociais voltadas aos menos favorecidos da sociedade. 

O superintendente da Funasa Pedro Teruel enalteceu o trabalho do setorial indígena em prol da população indígena do estado e relembrou do apoio e da importância que teve o setorial para à aprovação do projeto das cotas indígenas para o serviço publico estadual.  Finalizou dizendo que continuará trabalhando muito pela questão indígena dentro da estrutura da funasa em parceria com a Sesai - Secretaria especial de saúde indígena órgão este ligado diretamente ao Ministério da Saúde.

 O deputado Laerte Tetila iniciou sua fala parabenizando o trabalho do Setorial indígena junto aos povos indígenas e ao parlamento, disse que muitos perguntam onde está o PT e ele responde o PT está nos programas sociais que dá segurança aos menos favorecidos, os investimentos do PAC do Prouni, minha casa minha vida entre outras ações do governo da presidenta Dilma. 

Falou do projeto de sua autoria o FEPATI - fundo estadual para aquisição de terras indígenas e o grande avanço que isso significa para acabar com os conflitos por terras aqui no estado, pois o projeto dá segurança tantos para os povos indígenas quanto para a classe produtora.    

" Dentre todas essas revoluções isso nos cacifa a eleger o Vander prefeito de Campo Grande e o senador Delcídio do Amaral governador do estado de Mato Grosso do Sul  em 2014, finalizou ".

O presidente do PT regional Marcus Garcia em sua fala aos presentes fez um resgate dos trabalhos do Setorial indígena e parabenizou o coordenador Sander e também ao senhor Eduardo pelo grandioso trabalho ao longo desta gestão e lembrou das dificuldades que o setorial enfrentou e soube conduzir os problemas com muita humildade e alegria e se comprometeu a fazer um planejamento junto com o setorial para as possíveis ações ao longo desta nova gestão.

Marcus Garcia dizendo que " num estado que tem a 2ª população indígena do Brasil é incoerente não se ter uma Secretaria Estadual indígena para gerir toda à problemática do povo indígena ".

O coordenador Sander ao encerramento agradeceu o apoio de cada um que ali esta va e que deixaram seus afazeres, famílias, trabalho para fortalecer mais uma vez a democracia interna do partido dos trabalhadores, em tempo ele agradeceu a vinda do cacique Flávio Martins e sua filha Midiã ambos lideranças fortes do município de Anastácio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS