terça-feira, 6 de agosto de 2013

Em documentário, estudiosos explicam origens do conflito em MS

Imprimir esta página

06/08/2013     23:13

Fabiano Arruda Do G1 MS

Pesquisadores traçam linha histórica até acirramento da disputa. Especialistas dizem que problema começa no início do século 20. 



Pesquisadores afirmam que o conflito por terras entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul tem origem no início do século 20. 

Os motivos que originaram o impasse no campo, que mais recentemente culminou na morte de um indígena durante confronto com a polícia no dia 30 de maio, em Sidrolândia, podem ser vistos no documentário produzido pelo G1 em parceria com a TV Morena.


Especialistas no assunto, os professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Neimar Machado, Levi Marques e Tonico Benites traçam uma linha histórica que levou o acirramento do confronto. 

Além deles, o procurador da República Marco Antônio Delfino também analisa a situação fundiária no território sul-mato-grossense. 

“A política do estado brasileiro para os povos indígenas foi, em grande medida, orientada pela ideia de integração e aculturação, ou seja, à medida em que tivessem um contato mais intenso com a sociedade não-indígena, seriam diferenciados gradativamente e, em um determinado momento, deixariam de ser índios”, explica Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS