terça-feira, 27 de setembro de 2011

DEPUTADO ESTADUAL LAERTE TETILA PT/MS APRESENTA PROJETO DE LEI NA ALDEINHA INDIGENA NO MUNICIPIO DE ANASTÁCIO

l
IMPRIMIR ESTA PAGINA

 por Sander Barbosa Pereira

Em recente visita ao municipio de Anastácio - MS o deputado estadual Laerte Tetila atendendo ao pedido da Comunidade indigena desta localidade na pessoa do lider indigena Flávio Martins, apresentou o projeto de Lei FEPATI - MS,  fundo estadual para aquisição de terras indigenas e falou ainda da grande importância  deste projeto para as comunidades indigenas no papel de eliminar os conflitos por terras indigenas no estado de Mato Grosso do Sul. Falou ainda que este projeto foi apresentado ao Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e que futuramente este projeto possa ser modelo para o Brasil nas questões territoriais indigenas

Projeto essse que poderá solucionar tambem a situação dramatica que vive a população da Aldeinha que tem como anseio ampliar seus espaços territoriais devido ao aumento da população indigena.

Atualmente a àrea da aldeinha não passa de duas ou três quadras ou seja menos de 300 metros, engolida pela cidade envolvente. Para o lider indigena Flávio este projeto caiu do céu ou seja é a salvação do futuro desta comunidade indigena que hoje vive sem perspectivas e sem esperança, pois não tem onde plantar e cultivar suas roças e plantações, tendo em vista serem agricultores por excelência.







A comunidade da Aldeinha parabenizou o deputado pela iniciativa do projeto e pela sua preocupação e luta pela causa indigena.

















Além destes problemas fundiários foi relatado ao deputado que interceda junto ás autoridades competentes o término da rede de esgoto que ficou a poucos metros da aldeinha o que acaba ocasionando problemas na època de chuvas e assim tambem como melhorias na area de saude  e da previdência Social com o objetivo de agilizar às aposentadorias e auxilio maternidade além da educação escolar indigena.

Estiveram presentes neste evento o senhor Daniel Pereira coordenador de Habitação da prefeitura de Anastácio, professor Mirandinha, agente de Saude, lideranças de Asssentamentos, Vagner, Alexandro,  Sander e Eduardo do Setorial indigena PT/MS, professor Luis Carlos da UFMS e mulheres indigenas da aldeinha.



VER MAIS FOTOS NO LINK ABAIXO
http://www.4shared.com/folder/6vj4t8md/ALDEINHA_E_TETILA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS