terça-feira, 6 de setembro de 2011

Indios ameaçam fechar a MS 156 em Amambai

IMPRIMIR ESTA PAGINA

05/09/2011


César Firmino Líder indígena diz que administração ouviu apenas parte da comunidade















(Foto: Cesar Firmino) 

AMAMBAÍ – Parte dos membros da comunidade Indígena da aldeia Limão Verde no município de Amambaí ameaça fechar a MS 156, rodovia que dá acesso a cidade. 

A ação é uma resposta da comunidade a substituição do indígena Aurélio de Oliveira, diretor da Escola Municipal Indígena Tupã ‘I Ñadeva.    Segundo Ailton de Oliveira, também conhecido como Biguá, cacique rezador da Aldeia, parte da comunidade indígena é contrária a nomeação de um novo diretor, porque não foram consultados a esse respeito e ainda, segundo Biguá, a escola tem regimentos internos que facultam aos membros da comunidade a indicação para o cargo de diretor da escola. 

A comunidade, através do Conselho da Associação dos Moradores da Aldeia Limão Verde, já teria encaminhado à Prefeitura de Amambai um documento indicando outros nomes para o cargo de diretor da Escola Indígena, mas segundo Biguá, até o momento, não houve resposta. 

O CASO:   Nelson Castelão, capitão da Aldeia Limão Verde, encaminhou um abaixo assinado à administração municipal, solicitando a substituição do antigo diretor e indicando o nome de Isaias Sanches Martins para o cargo. 

Os indígenas alegam que o município ouviu apenas parte da comunidade indígena, e não essa como um todo, o que vem gerando atrito entre os próprios membros da comunidade indígena. A PREFEITURA O prefeito Nelson Luiz Lanzarini, disse ao jornal O PROGRESSO que atendeu uma solicitação encaminhada pelo líder da comunidade indígena.

“A administração municipal apenas atendeu a um anseio dos indígenas, mas desconhecíamos o fato de apenas parte dela ter sido consultada para a indicação do diretor substituto”, disse Lanzarini. 

O prefeito ainda argumentou sobre a necessidade de um consenso entre os membros da comunidade indígena no que diz respeito a indicação do nome para o cargo de diretor da escola indígena, e que a prefeitura está à disposição para resolver o assunto da melhor forma possível, evitando dessa forma o fechamento da MS 156.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS