quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Funai confirma morte de bebê que pode ter sido pisoteado durante ataque a índios em MS

Imprimir esta página
15/08/2012                   08:35

Diana Gaúna e Éser Cáceres

O bebê de nove meses de idade que morreu após um ataque no último dia 10 aos guarani-kaiowá em Paranhos, a 477 quilômetros de Campo Grande, não resistiu aos ferimentos causados após ter caído dos braços da mãe durante a fuga. A

 menina teria sido pisoteada enquanto aproximadamente 200 índios tentavam escapar de homens armados que abriram fogo contra o grupo. Os índios retomaram uma tekohá, como chamam as terras consideradas oficialmente como pertencentes a grupos índígenas, e afirmam que foram recebidos a bala.

A Funai (Fundação Naiconal do Índio) de Ponta Porã foi acionada e chegou no local com homens da Força Nacional e da Policia Federal, que teriam recolhido vários cartuchos de tiros que teriam sido disparados contra os índios.

As informações são de membros de um comitê que lidera os indígenas. A morte do bebê foi confirmada pela Funai, e as investigações da Polícia Federal estão em andamento. O corpo da menina está no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), em Ponta Porã.

A mãe da criança, Beatriz Centurião, continua na área retomada e aguarda o laudo para confirmas as causas da morte. Segundo dados do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), além do bebê, não houve relatos de feridos. Mas, um índio adulto está desaparecido desde o ataque.

A área é isolada, tem dificuldade de comunicação, e fica no extremo sul de MS, em região de fronteira seca com o Paraguai. Divulgação A Força Nacional permanece na região de conflito, chamada de Arroyo Korá pelos guarani-kaiowa e homologada como terra indígena pelo Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS