sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Índio kaiowá está desaparecido após ataque de pistoleiros em MS

Imprimir esta página
10/08/2012      21:46   

Glauco Araújo


Acampamento com 400 indígenas foi desmontado após tiroteio em Paranhos. Polícia Federal e homens da Força Nacional estão no local.



Um índio está desaparecido após um ataque feito por pistoleiros em um acampamento com cerca de 400 indígenas em uma terra retomada por guaranis-kaiowá, na madrugada desta sexta-feira (10).

O conflito aconteceu na cidade de Paranhos (MS), nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira. Segundo relatos do grupo, um integrante da aldeia Kaiowá não foi mais localizado pelos colegas após o tiroteio. Temos armas, mas não queremos usá-las. Queremos lutar pela nossa terra.

O que aconteceu hoje foi que deram muito tiro na gente. Ninguém ficou ferido, mas todo mundo correu para se proteger na mata", disse ao G1 um dos líderes indígenas que escapou ileso do ataque, que prefere não se identificar por questões de segurança.

Segundo informações do Conselho Indigenista Missionários (Cimi), o local do ataque se chama tekoha (território sagrado) Arroio Korá e foi homologado pelo governo federal, mas ainda estava ocupado por fazendeiros. Policiais federais e homens da Força Nacional estiveram no local.

 "Eles já foram embora, mas nós, guaranis, vamos ficar aqui. Porque aqui é a nossa terra", disse o indígena que escapou do ataque.

As duas corporações e os índios estão procurando pelo índio desaparecido, cuja identidade pode ser João Oliveira Kaiowá ou Eduardo Pires Kaiowá.

Demarcação de terra

Em nota, o Cimi informou que a demora pela demarcação da terra indígena e retirada dos não-índios do local tem motivado confrontos na área.

"Os fazendeiros da faixa de fronteira Brasil/Paraguai, juntos com seus pistoleiros, certamente vão reagir de modo violento contra essas lideranças em manifestação", disse Tonico Benites Guarani Kaiowá no documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS