terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Álcool e drogas afetam juventude nas aldeias de Amambai

Imprimir esta página

14/02/2012 23:13


Bruno Martins

 O uso de drogas é um problema que não é mais novidade para ninguém e que infelizmente vem atingindo pessoas das mais variadas classes sociais, raças e idades. A presença de usuários de drogas já é uma cruel realidade em todo o País. 

Cenas grotescas como as tão polêmicas “cracolândias”, na grandes cidade, quando são mostradas na televisão chocam e abalam todos que as assistem. Um dos alentos às populações de municípios dados como pequenos, como é o caso de Amambai e demais cidades do Estado, é que essa tão triste realidade parece não estar infiltrada nesses municípios. 

 Mas isso não passa de uma gigantesca mentira. Esse problema está infiltrado em todos os municípios do Estado e Amambai, infelizmente, é uma dessas cidades. O fator fronteira está diretamente ligado a esse aumento de entorpecentes dando entrada na cidade. Um fator que torna ainda mais alarmante é que o problema das drogas já está se instalando em culturas que há anos já sofrem com outros tipos de problemas de vícios. 

 Os jovens indígenas de Amambai vêm se afundando cada vez mais no assombroso mundo das drogas. Lideranças internas das comunidades indígenas procuram junto aos órgãos responsáveis formas de tentar diminuir essa realidade, que infelizmente está se tornando corriqueira na maioria das comunidades indígenas locais. 

 No dia 29 de janeiro, mais uma demonstração de violência foi realizada na aldeia. Além de vários suicídios contabilizados desde o começo do ano, as disputas entre gangues rivais vêm causando danos às instituições que realizam serviços na comunidade. A sede de uma das associações de moradores da aldeia foi vítima de um ato de vandalismo. 

Foi ateado fogo na sede da Associação Tapyi Corá. O presidente da associação comentou que esses atos vêm infelizmente se tornando rotina dentro da aldeia. Segundo líderes da comunidade, os principais meios de entrada de drogas na aldeia não são unicamente os próprios índios que levam o entorpecente. 

A principal forma de entrada são os vendedores ambulantes, que infestam a comunidade indígena disseminando todos os tipos de materiais, desde alimentos em péssimo estado de conservação até bebidas alcoólicas e drogas. 

 Órgãos ligados à Segurança Pública da cidade e à FUNAI (Fundação Nacional do Índio) foram procurados pelo jornal A Gazeta e falaram sobre o assunto. O delegado-adjunto da Delegacia de Polícia Civil, Dr. Marcius Geraldo Cordeiro, relatou que apesar de todos os problemas enfrentados, as polícias Civil e Militar da cidade estão de mãos atadas frente a esse problema. 

Por um impedimento legal, o único órgão policial que detém o poder de efetuar diligências nas aldeias é a Polícia Federal. Segundo o delegado, a única constatação realizada pela Polícia Civil de Amambai é que o crime de tráfico de entorpecentes aumentou significativamente de uns tempos para cá. 

A quantidade de indígenas presos por tráfico de drogas deu um salto com relação aos anos anteriores. Procurado, o responsável pela FUNAI em Amambai relatou que a falta de infraestrutura e a insuficiência de mão-de-obra do órgão para atender toda a população indígena são os principais problemas. 

O órgão é responsável pela coordenação das aldeias de Amambai, Coronel Sapucaia e Aral Moreira. O público total atendido pela FUNAI de Amambai chega a 13 mil índios, sendo que para a realização desse trabalho o órgão conta com um total de 06 servidores e apenas uma viatura, que geralmente se encontra quebrada ou em Ponta Porã, cidade à qual Amambai é subordinada. 

Um dos pedidos dos indígenas é que as autoridades competentes realizem rondas próximas nas aldeias, visando inibir a entrada desses ambulantes na comunidade. Outro fator que auxilia na mudança dessa realidade é a realização de projetos voltados à juventude, como esportes, oferta de empregos e outras situações que incluam o jovem indígena em um mundo livre das drogas.

 Fonte: A Gazeta News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS