quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Denunciados por morte de indígenas em MS viram réus em processo

Imprimir esta página
01/02/2012           22:23
Do G1 MS

 Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal. Um indígena foi encontrado morto e outro está desaparecido desde 2009.


A Justiça Federal acatou denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e converteu em réus seis pessoas acusadas de envolvimento em um ataque à comunidade indígena Ypo'i, ocorrido em outubro de 2009 em uma fazenda no município de Paranhos, a 477 km de Campo Grande.

Os réus são três filhos do proprietário da fazenda, um vereador, um comerciante e um ex-candidato à prefeitura de Paranhos. Segundo o MPF, todos vão responder por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, disparo de arma de fogo e lesão corporal contra idoso.

A procuradoria foi informada do fato na última sexta-feira (20), mas a denúncia foi acatada pela Justiça no dia 9 de dezembro de 2011.

Entenda o caso

 Em 31 de outubro de 2009, homens armados expulsaram índios guarani-caiuá de uma área da fazenda que era reivindicada pelos indígenas como região de ocupação tradicional.

Cerca de 50 índios estavam no acampamento. Houve confronto durante a ação e dois professores da comunidade desapareceram. Uma semana depois, o corpo de um dos indígenas foi encontrado em um rio. A perícia policial constatou que a morte foi causada por um tiro nas costas, com arma de grosso calibre.

À época, a Polícia Federal fez buscas pelo outro professor, mas nada foi encontrado e os trabalhos foram encerrados. O MPF sustenta que os dois indígenas foram assassinados. Os guarani-caiuá reocuparam a área de reserva legal da fazenda em 19 de agosto de 2010, amparados por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que cassou a ordem de reintegração de posse.

O grupo indígena aguarda a conclusão de estudos antropológicos para delimitar as áreas de ocupação tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS