quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Termina hoje prazo para Força Nacional permanecer em aldeia

Imprimir esta página

23/02/2012   09:35

DOURADOS NEWS


Termina hoje o prazo estabelecido pelo Ministério da Justiça para que agentes da Força Nacional permaneçam nas aldeias Jaguapiru e Bororó. 

Com isso os índios receiam que a violência aumente nas aldeias que em três meses de atuação dos agentes registrou a retirada de inúmeras armas artesanais como foices, facões e machados. Nos locais os agentes se revezam na fiscalização. 

A cada 12 horas, quatro homens fazem rondas pela reserva, quantidade considerada insuficiente pelas lideranças indígenas. Em um mês e 11 dias, cinco pessoas foram assassinadas na reserva indígena de Dourados, a maioria de forma brutal. Todos os acusados foram presos e segundo a Força Nacional estavam embriagados quando cometeram os crimes. 

 Para o capitão da Força Nacional, Edson Ribeiro, aumentar o número de policiais não resolve o problema. Na opinião dele, é preciso mais trabalhos sociais e de combate ao alcoolismo entre os indígenas. Enquanto as rondas não põem um fim à criminalidade nas aldeias, um grupo de índios usa um galpão com uma espécie de delegacia. 

Os suspeitos são encaminhados e interrogados por lideranças indígenas, que depois acionam a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS