4/08/2011 09h36 - Atualizado em 24/08/2011
Dourados News
O professor Izaque João, pode ser o primeiro indígena da etnia Kaiowá a receber o título de “Mestre em História” no país caso tenha o trabalho de mestrado aprovado amanhã, em defesa que vai ser realizada na Aldeia Panambi.
O feito é um marco na história dos povos indígenas e para o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que pela primeira vez desde a sua criação terá a defesa de uma dissertação de mestrado produzida por um indígena.
O trabalho “Jakaira Reko Nheypyrũ Marangatu Mborahéi: origem e fundamentos do canto ritual Jerosy Puku entre os Kaiowá de Panambi, Panambizinho e Sucuri’y, Mato Grosso do Sul”, é resultado de estudos realizados entre 2009 e 2011 pelo professor indígena, que mora e dá aulas na aldeia, que fica em Douradina.
A defesa pública da dissertação de mestrado acontece amanhã (25) a partir das 7h30, na Aldeia Panambi. O local da defesa também é uma novidade, já que não será dentro da faculdade, e sim na comunidade indígena onde grande parte das pesquisas foi realizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário