sábado, 12 de novembro de 2011

Evasão de acadêmicos indígenas chega a 40% no ensino superior

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Paulo Fernandes



Audiência pública proposta pelo deputado Pedro Kemp fez um diagnóstico da situação do ensino superior para os indígenas (Foto: Josy Macedo/assessoria)





Acadêmico de Ciências Biológicas, Leosmar Antônio diz que os indígenas "ousam permanecer nas universidades", superando todas as dificuldades (Foto: Josy Macedo/assessoria) 


Levantamento apresentado nesta sexta-feira durante a audiência pública “Educação Superior Indígena em MS”, na Assembleia Legislativa, mostra que o índice de evasão escolar indígena nas universidades é de aproximadamente 40%. Hoje, pelo menos 700 estudantes em Mato Grosso do Sul são indígenas.

 Somente a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) possui 292 indígenas matriculados no ensino superior graças a um programa de cotas implantado em 2003. Cerca de 200 universitários índios participaram da audiência pública proposta pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) em parceria com o projeto Rede de Saberes, informou a assessoria do parlamentar. 

 Os indígenas explicaram que um dos principais problemas é a ausência de programas de apoio institucional voltados para os acadêmicos das diversas etnias do país, diante da carência financeira das famílias indígenas. 

 A mãe da enfermeira Rose Mariano, da etnia Terena, emocionou a todos ao relatar as angustias pelas quais passou ao acompanhar as dificuldades da filha, que concluiu o ensino superior há dois anos. “Ela passava o dia todo com uma bala. 

Tudo isso para conseguir concluir o ensino superior”, disse. “Muitas vezes eu comia, sem saber se ela estava comendo”, acrescentou. Prestes a concluir o curso de Ciências Biológicas na UEMS, Leosmar Antônio falou das dificuldades enfrentadas diariamente. 

“Nós que ousamos permanecer nas universidades recorremos a todo tipo de subterfúgio para contornar as situações. 

Alugamos pequenos quartos em fundos de bares, locais inadequados. Dormimos no chão, tendo dificuldade com vestuário e, principalmente, alimentação”.

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