segunda-feira, 31 de outubro de 2011

COLETIVO DE TRABALHADORES INDIGENAS DA CUT /MS realiza Encontro Nacional em Sidrolândia

IMPRIMIR ESTA PAGINA

31/07/2011

Do Progresso


 José Carlos Pacheco com diretores da CUT durante a criação do Coletivo dos Trabalhadores Indígenas (Foto: divulgação) 


 DOURADOS - Depois de ser a pioneira no Brasil na criação de um coletivo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT-MS) vai realizar no Mato Grosso do Sul o 1º Encontro Nacional de Trabalhadores Indígenas.

 Com o tema “Organização da Classe Trabalhadora Indígena no Brasil”, o evento acontece nos dias 4 e 5 de novembro na Câmara Municipal de Sidrolândia e trará ao Estado autoridades federais e até internacionais. Segundo José Carlos Pacheco, da coordenação do Coletivo dos Trabalhadores Indígenas da CUT-MS, o principal objetivo do encontro é fomentar a organização dos trabalhadores dentro e fora de suas comunidades. 

“Estamos dando o primeiro passo no sentido de iniciarmos a construção de uma política de integração e conscientização dos trabalhadores de todas as nações indígenas”, assina Carlos Pacheco. De acordo com Pacheco, a promoção deste encontro nacional da CUT representa a construção de uma nova história no MS, que é a organização da classe trabalhadora indígena. 

“Aproveitamos para convidar as pessoas e segmentos simpáticos à causa indígenas para participar e fazer parte deste momento histórico”, conclama o coordenador do Coletivo dos Trabalhadores Indígenas da CUT-MS. 

 Carlos Pacheco informa que já estão confirmadas as presenças de representantes do Ministério do Trabalho, do Ministério Público Federal, da Câmara e do Senado Federal, além de outras instituições, bem como de membros da direção da CUT Nacional. 

Ele destaca ainda o engajamento e apoio dos sindicatos dos Trabalhadores na Alimentação de Sidrolândia, por intermédio do presidente Sérgio Bozan, e dos Servidores Federais (Sindisef), através do diretor Juracy de Almeida Andrade, que também é indigenista.

 Nesta semana, Carlos e Juracy percorreram as principais comunidades indígenas do Estado, convidando as lideranças para o encontro nacional em Sidrolândia. Foram visitados comunidades nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Tauanay, Miranda, Bodoquena, Bonito e Nioaque. 

Nesta quinta-feira (27), o coordenador do Coletivo dos Trabalhadores Indígena encerra o giro pelo Estado em Dourados, onde se concentra a maior população indígena do MS. Pela manhã, ele dá entrevista às 7h15 ao vivo no programa RIT Cidades (canal 5) e depois mantém contatos com lideranças indígenas e autoridades locais. A TV RIT, por coincidência, tem sua sede ao lado da aldeia indígena Jaguapiru. 

 Mais informações sobre o encontro nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Indígenas no MS podem ser obtidas com Carlos pelo telefone 9626-1928 ou Sérgio pelo fone 8126-3940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS