quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tetila leva a audiência proposta de fundo para compra de terras aos índios

IMPRIMIR ESTA PAGINA

05/10/2011


Vinícius Squinelo








  
Projeto de Tetila busca diminuir violência no campo. (Foto: Arquivo)






O deputado estadual Laerte Tetila (PT) apresenta, na noite de amanhã, o projeto de autoria dele que cria o Fundo Estadual Para Aquisição de Terras Indígenas em Mato Grosso do Sul. 

Ele falará da proposta na audiência pública que a Câmara de Dourados promove nesta quinta-feira, às 18h, com o tema “Terra: Vida e Paz Para Todos”. 

Segundo o deputado, a audiência busca promover um amplo debate sobre os conflitos gerados na demarcação de terras no Estado entre as comunidades indígenas e produtores rurais. Pelo projeto de Tetila, o Fundo será mantido com contribuições de empresas, com recursos que o Governo do Estado vier a receber de juros bancários, de rendimentos de aplicações financeiras, de doações e de outras verbas ou rendas obtidas.

Com o Fundo, segundo o deputado, seria resolvido o problema do pagamento do valor total das propriedades declaradas como terras indígenas, isso porque, conforme ele, pela Legislação atual, o Governo Federal só pode indenizar o valor das terras, mas não as benfeitorias. 

Porém, com Fundo, assegura Tetila, caberia ao Governo do Estado fazer o cadastro das terras que poderão ser compradas, trabalho que será feito pela Secretaria de Estado de Agricultura, que ficará a cargo, também, de todo trâmite burocrático referente à questão, desde a entrega dessas terras até a fiscalização de sua utilização. 

Bem aceito Segundo Tetila, depois de apresentado o projeto, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul abraçaram a ideia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS