domingo, 9 de outubro de 2011

Veja lista de vencedores do Nobel da Paz nas duas últimas décadas

IMPRIMIR ESTA PAGINA

prêmio já foi concedido 92 vezes para 124 laureados entre indivíduos e organizações

BBC Brasil

O prêmio Nobel da Paz já foi concedido 92 vezes para 124 laureados entre indivíduos e organizações. Neste ano, o prêmio foi dividido entre três mulheres africanas - a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, a ativista Leymah Gbowee, também liberiana, e a jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman. 

Os primeiros ganhadores do prêmio, em 1901, foram o suíço Jean Henry Dunant e o francês Frédéric Passy. Dunant foi o fundador do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Passy fundou a Sociedade Francesa de Arbitragem entre as Nações. 

O Nobel da Paz é um dos prêmios criados pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. 


Veja abaixo a lista de agraciados com o prêmio nas duas últimas décadas: 


2010 - Liu Xiaobo 'Por sua longa luta sem violência pelos direitos humanos fundamentais na China.' 

2009 - Barack H. Obama, presidente dos Estados Unidos 'Por esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e cooperação entre os povos.' 

2008 - Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia, que esteve envolvido em várias negociações de conflitos como os de Kosovo e do Iraque. 'Por importantes esforços na solução de conflitos em vários continentes, ao longo de três décadas.' 

2007 - Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) e Albert Arnold (Al) Gore Jr, ex-vice-presidente americano e ativista em defesa do meio ambiente. 'Por seus esforços para aumentar e disseminar mais conhecimentos a respeito da mudança climática gerada pelo homem, e abrir caminho para medidas necessárias para conter estas mudanças.'

2006 - Muhammad Yunus, criador do banco de Microcrédito Banco Grameen, em Bangladesh 'Pelos esforços para criar desenvolvimento econômico e social vindos de baixo. Paz duradouras não pode ser alcançada a não ser que grandes grupos da população encontrem formas de sair da pobreza. O microcrédito é um meio para alcançar isto. O desenvolvimento vindo de baixo também serve para o progresso da democracia e dos direitos humanos.' 

2005 - Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, ex-diretor da agência da ONU 'Por seus esforços para evitar que a energia nuclear seja usada para fins militares e garantir que a energia nuclear para fins pacíficos seja usada da maneira mais segura possível.' 

2004 - Wangari Muta Maathai, ativista humanitária do Quênia 'Por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, democracia e paz'.

2003 - Shirin Ebadi, militante iraniana pelos direitos humanos. 'Por seus esforços pela democracia e direitos humanos. Ela se concentrou principalmente na luta pelos direitos das mulheres e crianças'. 

2002 - Jimmy Carter, ex-presidente dos Estados Unidos 'Por décadas de seus esforços incansáveis para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, para o progresso da democracia e direitos humanos e para promover o desenvolvimento econômico e social'. 

2001 - Organização das Nações Unidas (ONU) e Kofi Annan, ex-secretário-geral da organização 'Por seu trabalho para um mundo mais organizado e pacífico'. 

2000 -  Kim Dae-jung, ex-presidente da Coreia do Sul 'Por seu trabalho pela democracia e direitos humanos na Coreia do Sul e no leste da Ásia em geral, e pelos esforços pela paz e reconciliação com a Coreia do Norte em particular.' 

1999 -  Organização Médicos Sem Fronteiras (Médecins Sans Frontières) 'Em reconhecimento pelo trabalho humanitário pioneiro em vários continentes'. 

1998 - John Hume, líder do partido nacionalista da Irlanda do Norte, o Partido Social Democrata e Trabalhista, e David Trimble, líder do Partido Unionista. 'Por seus esforços para encontrar uma solução pacífica para o conflito na Irlanda do Norte'. 

1997 - Jody Williams, ativista, e para a Campanhia Internacional pela Proibição de Minas Terrestres 'Por seu trabalho pela proibição e retirada das minas terrestres'. 

1996 - Bispo Carlos Filipe Ximenes Belo, líder da maioria católica timorense e José Ramos-Horta, presidente do Timor Leste 'Por seu trabalho para uma solução pacífica e conjunta para o conflito no Timor Leste'. 

1995 - Joseph Rotblat, cientista e ativista contra armas nucleares, e a organização Pugwash Conferences on Science and World Affairs 'Por seus esforços para diminuir o papel das armas nuclear na política internacional e, no logo prazo, para eliminar estas armas'. 

1994 - Yasser Arafat, líder palestino, Shimon Peres, Yitzhak Rabin, líderes israelenses 'Pelos esforços para criar a paz no Oriente Médio'. 

1993 - Nelson Mandela e Frederik Willem de Klerk, ex-presidentes da África do Sul 'Pelo trabalho pelo fim pacífico do regime do apartheid e por abrir caminho para uma África do Sul nova e democrática'. 

INDIGENA

1992 - Rigoberta Menchú Tum, ativista guatemalteca pelos direitos indígenas 'Em reconhecimento por seu trabalho por justiça social e reconciliação étnica e cultural no que diz respeito aos povos indígenas'. 

1991 - Aung San Suu Kyi, líder pró-democracia de Mianmar 'Por sua luta sem violência pela democracia e direitos humanos'. 

1990 - Mikhail Sergeyevich Gorbachev, ex-líder soviético 'Por seu papel de liderança no processo de paz que hoje caracteriza partes importantes da comunidade internacional'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS