quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Morales aceita diálogo "direto" com indígenas após 2 meses de protestos

IMPRIMIR ESTA PAGINA

19/10/2011


 DA EFE

 O presidente boliviano, Evo Morales, aceitou um diálogo "direto" com os dirigentes indígenas que nesta quarta-feira entrarão em La Paz após 65 dias de marcha, período em que o governante rejeitou ir ao encontro da mobilização. 

 Os indígenas exigem que Morales desista do projeto de uma estrada que atravessará o Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), financiada pelo Brasil e construída pela OAS. 

 Os manifestantes, que acampam na noite desta terça-feira na entrada de La Paz, expulsaram do lugar o vice-ministro de Coordenação com os Movimentos Sociais, Cesar Navarro, que levou a mensagem de que Morales finalmente acedeu ao diálogo que exigiam sem sucesso desde 15 de agosto. 

Também rejeitaram as roupas e os alimentos levados pelas ministras de Justiça, Nilda Copa; Desenvolvimento Rural, Nemesia Achacollo; e Transparência, Nardi Suxo, que foram igualmente afastadas do acampamento. 

 Segundo a Confederação de Povos Indígenas do Oriente Boliviano (Cidob), as quatro autoridades foram expulsas pela "soberba" com que o Governo de Morales tratou os indígenas, que foram reprimidos violentamente por cerca de 500 policiais em 25 de setembro, após a visita de vários ministros. 

 Os dois mil manifestantes da região amazônica pretendem chegar nesta quarta-feira à Praça Murillo, sede do Governo e do Legislativo, para exigir respeito a seu território. 

 A passeata chega à capital do país apenas dois dias depois de Morales ter sofrido sua primeira derrota eleitoral desde 2005, em um pleito judicial no qual a oposição impulsionou os votos nulos e em branco, que superaram 60% do total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS