sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Indígena da etnia kadiwéu em MS organiza desfile de moda

IMPRIMIR ESTA PAGINA

16/12/2011 12h55
Roupas foram produzidas por índia kadiwéu que é designer de moda. Evento terá apresentação de grupo de rap formado por indígenas. 

Do G1 MS
Jovem designer prepara primeiro desfile de moda kadiwéu (Foto: Aliny Mary Dias / G1 MS)

 Modelos indígenas de cinco tribos participam, nesta sexta-feira (16), de um desfile de moda que será realizado na cidade de Bodoquena, distante 260 quilômetros de Campo Grande. 

A desingner da etnia kadiwéu Benilda Vergílio produziu as roupas que serão usadas no evento e espera a presença de índios de várias etnias da própria cidade e de municípios próximos. saiba mais “A expectativa está muito positiva, o pessoal está animado para ver as roupas”, afirma a designer.

Ela criou os modelos durante a faculdade de Design, concluída no início de dezembro, em Campo Grande. Benilda usa traços da arte indígena nas roupas que desenha. Serão apresentados vestidos, camisetas e acessórios desenhados e produzidos pela designer. 

O evento terá apresentação de um grupo de rap composto por índios e será o primeiro desfile de moda indígena da cidade de Bodoquena. Benilda prevê que a apresentação dos trajes dure em torno de 20 minutos. 

Designer Além das pinturas indígenas, a jovem, que sempre quis fazer algum curso relativo à moda, também cria roupas para amigos em todo o Brasil. “Eu faço o croqui, vou na loja para escolher os tecidos e aí levo para a costureira que põe a minha ideia em prática. 

Vários amigos me pedem as roupas e eu envio por correio”. “A gente nunca pode esquecer de onde saiu. Eu sempre procuro mostrar um pouco do meu povo nas minhas roupas. 

Os trabalhos artesanais das mulheres indígenas são grandes fontes de inspiração”, conta a jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS