sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Violência contra os Kaiowá é discutida com Paulo Maldos

IMPRIMIR ESTA PAGINA

09/12/2011    20:00
 
A deputada federal Erika Kokay e o presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, deputado Padre Ton (PT-RO), estiveram reunidos nesta quarta-feira (07) com o secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Paulo Maldos, para apresentarem uma série de encaminhamentos tirados na diligência realizada ao Mato Grosso do Sul. 

No último dia 02 de dezembro, Erika, Padre Ton e o deputado Domingos Dutra (PT-MA) foram a Dourados para averiguar a situação dos índios Guarani Kaiowá. O secretario ressaltou que é importante que seja criada uma rede de apoiadores para dar visibilidade constante aos problemas enfrentados pelos índios kaiowá, ajudando a denunciar ameaças sofridas pela comunidade e por suas lideranças. 

Na reunião, o antropólogo Tonico Beniltes denunciou ao secretario que havia sido informado pelo vereador de Caarapó (MS), Otoniel Ricardo, que a comunidade de Laranjeira Nhanderú esta ameaçada de despejo a qualquer momento. 

O despejo, caso se concretize as ameaças, será feito por jagunços dos fazendeiros, e não pela Polícia Federal. A comunidade foi uma das 4 visitadas pela diligência da Câmara dos Deputados e está com pedido de reintegração de posse concedido ao dono da fazenda. 


 Na ocasião, os deputados foram impedidos de entrar pelo proprietário da fazenda vizinha, José Raul das Neves, pois o acesso à área dos indígenas passa por dentro de sua propriedade. 

A área é também uma das 36 que constitui o GT da Fundação Nacional do índio (Funai) para a identificação das áreas do kaiowás. Para os deputados e o secretário, é necessário que a segurança dos indígenas seja assegurada enquanto o processo de demarcação não termina. 

Maldos declarou que já solicitou o levantamento de todos os inquéritos relacionados violência e assassinatos dos kaiowá a Funai, Ministério Público e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “Essa é uma das maiores preocupações da Presidência neste momento, precisamos construir uma agenda em conjunto (Presidência e Senado)”, declarou Paulo Maldos. 

Para Erika Kokay, é imprescindível uma agenda com o Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, apara apresentação do relatório feito por causa da diligência. 

Os deputados tiraram como encaminhamento uma série de agendas com o objetivo de acelerar os processos de identificação e a fim de garantir a proteção dos índios Guarani Kaiowá.

Maíra Lima Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS