IMPRIMIR ESTA PAGINA
Entretenimento
11/12/2011 17:13
Etnia tem presença marcante na cultura local e será retratada em roupas agora Foto: Divulgação
Fonte: Marcelo Eduardo -Capital News (www.capitalnews.com.br)
11/12/2011 17:13
Etnia tem presença marcante na cultura local e será retratada em roupas agora Foto: Divulgação
Estilistas, confeccionistas e modelos indígenas realizam desfile com moda inspirada em traços tradicionais kadiwéus.
O evento será na sexta-feira (16), em Bodoquena (cidade distante 268 quilômetros de Campo Grande). Além disto, um grupo de rap formado por índios de Dourados também se apresenta na festa, que será na praça principal da cidade, com entrada gratuita.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social e visa prestigiar e valorizar a cultura indígena, que possui forte influência na região.
“Estamos empenhados para mostrar nossa cultura por intermédio dos traços que usaremos nas roupas que estão sendo confeccionadas”, comenta, via assessoria de imprensa do evento, Benilda Kadiwéu, membro da Aldeia Alves de Barros.
Também estarão expostos trabalhos manuais feitos de barro. Os objetos são feitos pelos participantes do Projeto Geração Kadiwéu “O Velho Ensina o Jovem” (Lionekadi Odinigaxitece Icoa Jotigide Natematiko, em Kadiwéu).
As mercadorias estarão à venda, como já ocorre onde são expostas de forma definitiva, no Memorial Serra da Bodoquena, que recebe a visita diária de dezenas turistas brasileiros e estrangeiros.
Dentre as formas mais presentes estão vasos, réplicas de animais, fruteiras e quadros. As pinturas também são naturais; os índios artesãos usam resinas de madeira e sumo de jenipapo, por exemplo.
"Neste projeto em que 'o velho ensina o jovem', há o resgate de sua identidade e seus valores culturais.
Há também o fortalecimento da comunidade indígena ao resgatar a importância de se levar adiante uma cultura reconhecida internacionalmente", ressalta, também via assessoria, a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama Rosana Hada.
Fonte: Marcelo Eduardo -Capital News (www.capitalnews.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário