terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Canadá é repreendido por ONU por condições de vida de indígenas

IMPRIMIR ESTA PAGINA

22/12/2011 - 13:14
DA EFE, EM TORONTO 

 O Canadá foi repreendido pela ONU após as revelações sobre as condições de vida degradantes de uma comunidade indígena no norte do país conhecida como Attawapiskat. "A situação social e econômica de Attawapiskat é a mesma de muitas comunidades de Primeiras Nações (indígenas) que vivem em reservas no Canadá, e provavelmente as mesmas do terceiro mundo", declarou o relator especial da ONU sobre Direitos Indígenas, James Anaya. 

 Attawapiskat é um pequeno povoado de 1.800 pessoas ao norte de Ontário. Nas últimas semanas, a comunidade dominou as manchetes dos jornais canadenses com os apelos de ajuda feitos pelos líderes indígenas à dramática situação local. 

 Muitas casas desse vilarejo não possuem água corrente nem saneamento básico, algumas não têm isolamento térmico nem janelas, mesmo com temperaturas negativas no inverno. Além disso, muitas crianças sofrem com infecções relacionadas à insalubridade e alguns moradores vivem em barracas. 

 No final de novembro, a líder de Attawapiskat, Theresa Spence, decretou estado de emergência na comunidade e solicitou ajuda à Cruz Vermelha para a chegada do inverno. A organização contribuiu distribuindo cobertores, geradores de energia e banheiros químicos. 

 Esta foi a primeira vez que a organização humanitária se viu obrigada a intervir em uma crise não relacionada a desastre natural no Canadá.

 Frank Gunn/Reuters

Bandeira canadense destruída balança em haste na comunidade de Attawapiskat, ao lado de cabana
 Bandeira canadense destruída balança em haste na comunidade de Attawapiskat, ao lado de cabana

 Attawapiskat passou da noite para o dia, do absoluto anonimato às capas dos jornais e tornou-se um problema para a imagem do primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, especialmente após o chefe de governo enviar um contador à comunidade como resposta à crise. 



A decisão do premiê de questionar os líderes indígenas piorou o cenário. Segundo Anaya, o que acontece em Attawapiskat não é novidade para as mais de 600 comunidades indígenas do país. "As comunidades aborígenes enfrentam taxas de pobreza muito maiores [do que o resto dos canadenses]", disse. 

 A resposta das autoridades de Ottawa foi acusar Anaya de "falta de credibilidade" e classificar a carta do relator da ONU como um "golpe publicitário".







DIREITOS HUMANOS SÃO DESRESPEITADOS EM COMUNIDADE INDIGENA  ATTAWAPISKAT NO CANADÁ











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS