terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Em Dourados, MS, índios reclamam do atraso na entrega das sementes

IMPRIMIR ESTA PAGINA

14/12/2011 09h00

Do Globo Rural
Até agora, a Funai não distribuiu as sementes para o plantio da safra. Atraso pode inviabilizar as lavouras e prejudicar alimentação das famílias.






 Nas terras que deveriam estar com o milho começando a despontar, só tem mato. Esta é a situação na reserva indígena de Dourados por que a Funai atrasou a distribuição de sementes para as famílias das aldeias.

 A Funai tem um recurso de R$ 450 mil por ano para aplicar nas aldeias do sul de Mato Grosso do Sul, mas até agora a quantidade de sementes de milho que chegou é muito pequena. 

Faltam também outras semnetes, como abóbora, feijão e amendoim. Getúlio Oliveira é cacique da aldeia Jaguapiru. Ele conta que as lideranças estão com receio de buscar as sementes de milho para distribuir, por causa da pouca quantidade. 

Segundo Getúlio, no máximo cinco quilos estão disponíveis para cada família, quando o ideal seriam, no mínimo, 20 quilos. 

Outra questão que traz problema é a falta de óleo diesel para mover os tratores que preparam as terras. 

A coordenação regional da Funai informa que não há previsão de aumentar o número de cestas básicas enviadas às aldeias de Dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parabéns Mato Grosso do Sul, estado em pleno desenvolvimento

  11 de Outubro - 2022  23:23 Por; Cultura Nativa - MS